Bibliowiki:Bibliowiki
O Bibliowiki é fundamentalmente uma bibliografia. Uma grande e sempre crescente bibliografia de toda a ficção fantástica e obras conexas que foram sendo publicadas ao longo dos anos em língua portuguesa. É, pois, um site que pretende tornar-se uma referência para qualquer pessoa que procure informação sobre a literatura de ficção científica, fantasia, realismo mágico, fantástico, algum surrealismo, terror, maravilhoso, etc., publicada em língua portuguesa, seja no convencional suporte celulósico comummente conhecido como papel, seja em formato electrónico, seja em Portugal, seja no Brasil, seja nos PALOPs ou em Timor, seja mesmo em países não-lusófonos.
Tal como todas as outras bibliografias electrónicas, este site nunca estará concluído. Pelo contrário, estará numa actualização constante enquanto houver internet, literatura fantástica em português e enquanto restarem forças aos autores. Mas primeiro vamos a um pouco de história.
História do Bibliowiki
Este site teve início numa folha excel, na qual que o tipo que o criou, um tal Jorge Candeias, decidiu, num momento de ócio, listar os livros de ficção científica que constavam da sua biblioteca particular. Apesar de ter sido principalmente movida a ócio, essa primitiva encarnação tinha também a utilidade prática de identificar quais as obras que já tinham lugar nessa biblioteca particular, dado ter acontecido ocasionalmente ao dito indivíduo voltar a comprar livros que já tinha na estante, julgando ser a primeira vez.
Foi esta utilidade prática que levou alguns anos mais tarde à transferência da folha excel para um site na web. Um site ainda muito primitivo, ainda resumido à ficção científica e pouco mais, ainda exclusivamente português, mas que rapidamente começou a crescer com a introdução daquilo que não constava da biblioteca privada do Jorge Candeias. Esse crescimento, tanto em quantidade de informação como em complexidade, acabou por levar ao limite a estrutura tecnológica em que o site original assentava (ficheiros HTML individuais para cada página), e isso levou à paralização nas actualizações do site durante vários anos.
Então surgiu o sistema wiki. Ou por outra: o sistema wiki, que já existia há anos, tornou-se suficientemente robusto e fiável para poder ser gerido e manejado por gente sem licenciaturas em engenharia informática. E o Candeias resolveu transferir o antigo site estático para um sistema wiki e reatar a introdução de informação nova, proveniente duma série de fontes. E aqui estamos.
O âmbito do Bibliowiki
Visto que o Bibliowiki está dedicado à literatura fantástica, e entende-se aqui literatura fantástica no seu sentido mais amplo, nem tudo nele tem lugar. A consequência deste facto é que o visitante não deve esperar encontrar aqui, por exemplo, bibliografias completas dos autores, mas apenas aquilo que, de entre tudo o esses autores produziram, se pode enquadrar nos géneros fantásticos. José Saramago, por exemplo, está presente com romances como A Jangada de Pedra ou o Ensaio Sobre a Cegueira, mas não com Levantados do Chão ou Manual de Pintura e Caligrafia. O mesmo se aplica aos outros intervenientes na produção literária, tradutores, artistas, editores, etc. Em nenhum caso o visitante irá encontrar aqui bibliografias completas mas apenas a parte dessas bibliografias que é relevante para os géneros fantásticos. Excepto, claro, quando o autor só tem produção fantástica.
E como o Bibliowiki se dedica à literatura fantástica em língua portuguesa, pretende incluir a produção (original e em tradução) em português, seja qual for o país onde ela foi editada. Apesar deste objectivo, o site irá permanecer por muito tempo dominado pela edição portuguesa. Porque em todas as suas encarnações anteriores, e até no início desta, o Bibliowiki foi exclusivamente português, o que tem consequências óbvias na quantidade de dados reunidos. E além disso, as pessoas mais activas no seu crescimento continuam ainda hoje a ser portuguesas, com alguma colaboração brasileira recente. Não existe, até agora, ninguém que possua e esteja disposto a partilhar informação sobre a edição em nenhum país africano ou em Timor. Nem sabemos se existe alguma literatura fantástica editada, em português, nesses países (embora estejamos convencidos de que deve haver, pelo menos em Angola e Moçambique). Será algo para o futuro.
Um caso particular é o do galego, que embora seja considerado língua separada pelo Estado espanhol, tem no seu seio uma forte corrente reintegracionista, que pretende reunir o galego à lusofonia. O Bibliowiki ainda não tem uma política para o galego. Se e quando esse problema surgir, resolvê-lo-emos.
Definições, limites e pragmatismo
Como qualquer site, texto ou evento que lide com géneros, o Bibliowiki defronta-se com a necessidade de encontrar um conjunto funcional de definições para determinar aquilo que cai dentro e o que cai fora. A questão daquilo que pertence ou não a determinado género é uma fonte eterna de discussões entre os fãs e teóricos de cada género, e essa questão tem necessariamente impacto num projecto como este. A experiência, contudo, ensinou-nos que essa é uma discussão que raramente dá alguns frutos, reduzindo-se geralmente a uma troca de argumentos fechados em si mesmos e levando a um desgaste sem qualquer préstimo, de modo que procuramos reduzi-la aqui ao mínimo dos mínimos. Como? Aplicando o pragmatismo. Alguns critérios de pragmatismo:
- Se uma determinada obra foi incluída numa publicação ou colecção que se assume "de ficção científica" (ou de fantasia, horror, fantástico, etc.), então tem lugar no Bibliowiki, independentemente das suas verdadeiras características.
- Se uma determinada obra se debruça sobre uma obra ou publicação incluída no Bibliowiki, então tem lugar no Bibliowiki.
- Se uma determinada obra se debruça sobre um autor de forma a ser inevitável a menção à sua produção fantástica, então tem lugar no Bibliowiki.
- Se uma determinada obra se ambienta naquilo que no momento em que foi escrita era futuro, tem lugar no Bibliowiki.
- Se numa determinada obra os elementos sobrenaturais não são de "ouvir contar", isto é, se surgem no enredo como mais do que histórias contadas pelas personagens, então essa obra tem lugar no Bibliowiki.
- Se uma determinada obra é ambientada na pré-história, tem lugar no Bibliowiki.
- Mas se uma determinada obra que é ambientada no futuro, na pré-história ou que possui contornos sobrenaturais não se assume como ficção ou literatura (directa ou indirectamente), não tem lugar no Bibliowiki. Serve este critério para excluir textos religiosos, "literatura" ufológica e afins.
- A qualidade, ou falta dela, não é critério para incluisão ou exclusão no Bibliowiki.
Outros limites que utilizamos são:
- Se uma determinada obra contém mais texto do que imagens, tem lugar no Bibliowiki. Serve este critério para excluir a banda desenhada, mas também exclui alguma literatura infantil profusamente ilustrada.
- Se uma determinada obra foi dada ao público em papel, tem lugar no Bibliowiki, seja qual for a forma de publicação.
- Se uma determinada obra foi dada ao público de forma electrónica, tem lugar no Bibliowiki, mas apenas se a publicação em que se insere tiver alguma componente editorial. Serve este critério para excluir mecanismos de publicação automática de tudo o que é submetido ou de auto-edição. Tipicamente, um e-zine tem um editor, e material publicado em e-zines é incluído, ao passo que um blogue individual não tem editor, e o material aí publicado não é incluído. O mesmo acontece com os fóruns. E também os sites que assumem publicar tudo o que lhes é submetido ficam de fora.
Este último critério serve para estabelecer um limite de praticabilidade ao conteúdo do Bibliowiki. Com a facilidade e gratuitidade da publicação electrónica, torna-se impraticável incluir tudo numa bibliografia deste tipo. Assim, há que traçar limites, e pareceu-nos, ainda em encarnações anteriores do site, ser este o limite mais viável. Contudo, o surgimento de vários casos de obras que foram publicadas sob variadas formas de auto-edição electrónica antes ou depois de terem sido publicadas também em papel ou em sites editados, tem-nos levado a repensar este critério, embora ainda não nos tenha feito mudá-lo. Existe outro critério que também tem a ver com o estabelecimento de limites de praticabilidade:
- Críticas e resenhas de pequenas a médias dimensões (até cerca de duas mil palavras) não têm lugar no Bibliowiki. Críticas maiores integram-se nos ensaios.